Pássaros a Noite.

Eu pensei que a estava enganando...O céu estava estrelado e enquanto eu mentia sobre olhar as estrelas e lembrar dela, meus braços a envolviam e ela me protegia, com seu corpo quente, do frio da noite. Ficamos assim, sentados, rodeados por árvores sem cores que se balançavam com a vida do vento. Olhavámos para o céu. Eu procurava a estrela que brilhava mais, pois eu sabia que seria a menos distante de mim. Não gosto de distância. Ela pensava algo que eu não sei, e por mais que eu perguntasse, ou tentasse desvendar seus pensamentos, ela não se permetia revelar-se. De repente, em uma ligeireza um tanto quanto assustadora, ela olhou para mim e falou algo sobre pássaros. Como eu me encontrava concentrada divagando entre as estrelas, o que brilha e a distância, eu não a ouvi. Então ela repetiu:_ "Tu já viu pássaros voando de noite?"

Está aí uma coisa que nunca vou esquecer. Vi pássaros com ela, pássaros a noite, pássaros... Então pensei algo sobre vôos de liberdade que são dados no escuro por medo de serem descobertos. Então pensei que, por mais encantador que fosse ver aqueles pássaros, eu preferia olhar as estrelas, assim eu me sentiria menos culpado. Estrela e pássaros. Quero a estrela mais brilhante por estar mais perto, repudio o vôo dos pássaros porque eles se distanciam. Ela é estrela e pássaro.
Respondi para ela que eu nunca havia visto pássaros voando a noite, ela disse o mesmo e nos calamos. Ela seguiu os pássaros com os olhos e eu voltei a procurar a estrela mais brilhante. Senti que ela queria voar...Era mentira sim quando eu disse a ela que, todas às vezes que eu olhava para as estrelas eu lembrava dela. Mas era mentira apenas porque eu nunca olhava as estrelas, e agora eu tenho certeza de que, se eu olhasse, sentiria ela brilhar em mim. Quando os pássaros desapareceram na escuridão, ela voltou seus olhos para mim de uma forma doce e forte. Olhei em seus olhos e desejei dizer: _'No tengo tu en mi mirada'. Mas preferi enganá-la com minhas palavras mudas e a beijei.

Ela nunca deixará de ser estrela, mas agora ela precisa se tornar pássaro e voar para longe. Um dia voltarei a ver pássaros voando a noite, mas estarão voando de volta para mim. Lembrarei dela todas às vezes que eu olhar para o escuro do céu , até mesmo em noites de tempestades. O que me acalma é saber que as estrelas continuam no mesmo lugar, mesmo às vezes eu não podendo enxergá-las.
ps: Para An. M.
Cássia Fernandes.